Vai Se Food
Vai Se Food
Podcast sobre comida e sustentabilidade, gastronomia e consciência socioambiental, idealizado e apresentado por Ailin Aleixo.
Ailin é jornalista e escreve sobre gastronomia há 20 anos. Também atua como pesquisadora dos impactos sócio-climáticos-ambientais da cadeia de produção de alimentos e palestrante.
All episodes
Best episodes
Seasons
Top 10 Vai Se Food Episodes
Goodpods has curated a list of the 10 best Vai Se Food episodes, ranked by the number of listens and likes each episode have garnered from our listeners. If you are listening to Vai Se Food for the first time, there's no better place to start than with one of these standout episodes. If you are a fan of the show, vote for your favorite Vai Se Food episode by adding your comments to the episode page.
Comida como entretenimento - Ft. Raiza Costa
Vai Se Food
07/15/20 • 61 min
07/28/23 • 66 min
Por que você come o que come?
O que o move a escolher o que comer, quando comer, quanto comer?
Qual o papel da comida na sua vida?
Você conhece mesmo os efeitos dela em seu corpo e mente?
Sabe que sua digestão é um grande regulador da qualidade do seu sono, da presença ou não de ansiedade/depressão e até do seu desempenho no trabalho?
Para conversar sobre o tema, meu convidado é Matheus Macêdo.
Matheus é idealizador do Vida Veda, o maior portal de Ayurveda do Brasil, e o primeiro brasileiro a concluir o bacharelado de Ayurveda, Medicina e Cirurgia (BAMS) na Índia, país em que viveu por 7 anos, É membro da Ayurveda Academy da Bangalore e fez residência clínica no hospital Vaidyagrama, em Coimbatore, e em diversas universidades na Índia e nos EUA. Acaba de lançar, pela Editora Academia, seu primeiro livro, Os 4 Pilares da Saúde.
06/15/22 • 39 min
Este episódio de número 100 é sobre uma instituição que ganhou os prêmios Chapin Awards - da organização americana WhyHunger - de conservação ambiental (2016), por Produção Sustentável do Community Food Security Coalition (2011) e do Whitley Gold Award (2002), um dos mais importantes prêmios ambientais do mundo. Também é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina e de hortifruti orgânicos do Brasil; sua estrutura é organizada em 100 cooperativas, 96 agroindústrias e 1,9 mil associações, envolvendo cerca de 350 mil famílias em 700 municípios brasileiros.
Essa instituição não é uma startup unicórnio nem uma multinacional com práticas ESG - estou falando do MST.O tão demonizado Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra é um dos grandes realizadores da agroecologia no Brasil, produzindo toneladas de alimentos livres de venenos em centenas de assentamentos. Alguns são tão bem organizados que lançam marcas próprias, como os assentadas da Reforma Agrária no Rio Grande do Sul que, em 2021, colocaram no mercado sua marca de alimentos orgânicos Terra Livre, que inclui arroz, sucos, geleias, molho e extrato de tomate. O MST conta também com os Armazéns do Campo, lojas que vendem seus produtos a preços acessíveis (e funcionam como ponto de encontro e troca de informação entre os agricultores), além de mercado online (armazemdocampo.com.br/).
Mas e esse papo deles roubarem terra que tem dono? De serem arruaceiros que querem implementar o comunismo? Bom, nada melhor para combater fake news do que os fatos. Para isso, conversamos com Carla Bueno, engenheira agrônoma. Carla colabora no Setor de Produção do Movimento Sem Terra, faz parte das Campanhas Permanente contra os Agrotóxicos e Gente é pra Brilhar , não pra morrer de Fome e Compõe o Grupo de Trabalho em Biodiversidade da Articulação Nacional de Agroecologia do movimento.
09/14/22 • 54 min
Todos sabemos que o mar está cheio de lixo plástico e que diversas espécies marinhas estão entrando em extinção por conta da pesca industrial altamente predatória. Mas e a tal pesca artesanal, é garantia de sustentabilidade, qualidade e frescor do peixe? A resposta é não.
Mais de metade do consumo de peixes e frutos do mar no Brasil vem da chamada pesca artesanal. Contudo, não fazemos ideia da situação real das populações marinhas porque, há quase 15 anos, o governo brasileiro não faz nenhum tipo de controle nesse sentido.
Outro ponto grave é que o controle da cadeia do pescado não é nada confiável: com o excesso de atravessadores entre o pescador e o consumidor final e a falta de qualificação e acesso a recursos por parte dos profissionais da pesca - que, por vezes, não tem nem gelo para colocar no barco, o que ajudaria no abate menos doloroso (em vez de morrer de cansaço, de tanto se debater, o peixe ficaria imediatamente "anestesiado") e na conservação do animal - , grande parte do pescado brasileiro acaba por ter qualidade muito ruim.
Como se não bastasse, comemos MUITO peixe fraudado, inclusive em restaurantes: são vendidos como uma determinada espécie mas são de outra. O famoso "gato por lebre".
Mas não precisa ser assim. Rodolfo Vilar, nosso entrevistado deste episódio, é o idealizador do Projeto A.Mar, que trabalha junto a comunidades pesqueiras tradicionais de Ilhabela ensinando melhores e simples práticas de despesca (tudo o que acontece assim que o peixe é retirado da água), processos de cura, defumação e fermentação (todas possíveis de serem feitas sem luz elétrica, realidade de diversas dessas comunidades) - o que aumenta o valor agregado do produto e também seu tempo de prateleira- e rastreabilidade total, tanto do tipo de pescado quanto do processo a que foi submetido.
05/26/22 • 43 min
08/02/23 • 52 min
Quanto vale a saúde, a capacidade de aprendizagem e o desenvolvimento de uma criança? Se pegarmos os valores que o governo federal repassa para municípios, vale R$ 0,50: sim, esse é o montante de dinheiro alocado, por dia, por criança, para alimentação escolar do ensino fundamental e médio (e isso porque, neste ano, teve aumento, o que não acontecia desde 2017!).
No papel, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um exemplo: "O PNAE oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública". A realidade, porém, é bem diferente: desvio de verbas por falta de fiscalização, compra de itens saudáveis que simplesmente não são servidos, uso e abuso de ultraprocessados, entre outros "acontecimentos".
Mas existem pessoas e organizações que nadam contra a corrente e implementam treinamento das cozinheiras, ensinam o uso total dos alimentos e lutam, na prática, por uma alimentação escolar de qualidade. Uma dessas pessoas é minha convidada de hoje, Lidi Barbosa.
Lidi é chef de cozinha com especializações na área da gastronomia voltada para saúde (Le Cordon Bleu, em Paris e Natural Gourmet Institute, entre outras) e Presidente do Instituto Crescer que executa o Projeto Crescer e Semear, que tem como intuito levar informação, educação para promover a transformação para as cozinheiras da alimentação escolar, além de levar educação nutricional e alimentar para as crianças e pais, em escolas públicas de todo país. E em 2021 o Instituto deu início ao Projeto Crescer e Acolher que trabalha a gastronomia como forma de empreendimento social. A Chef e outros voluntários da área da gastronomia, nutrição e administração, ensinam mulheres em situação de violência doméstica e vulnerabilidade social a empreenderem no mundo da culinária saudável.
Ensinamentos do pão - Feat Marina Person
Vai Se Food
06/02/21 • 56 min
05/12/21 • 36 min
#76 - Fungos Fantásticos
Vai Se Food
09/15/21 • 50 min
#87 - Para que serve a compostagem? Com Guilherme RanieriPara entender quais os métodos de compostag
Vai Se Food
03/03/22 • 37 min
Show more best episodes
Show more best episodes
FAQ
How many episodes does Vai Se Food have?
Vai Se Food currently has 146 episodes available.
What topics does Vai Se Food cover?
The podcast is about Plant Based, Leisure, Society & Culture and Podcasts.
What is the most popular episode on Vai Se Food?
The episode title 'Fica, vai ter grilo!' is the most popular.
What is the average episode length on Vai Se Food?
The average episode length on Vai Se Food is 49 minutes.
How often are episodes of Vai Se Food released?
Episodes of Vai Se Food are typically released every 7 days, 1 hour.
When was the first episode of Vai Se Food?
The first episode of Vai Se Food was released on Feb 5, 2020.
Show more FAQ
Show more FAQ