Log in

goodpods headphones icon

To access all our features

Open the Goodpods app
Close icon
headphones
Luís Marques Mendes

Luís Marques Mendes

SIC Notícias

Todos os domingos a análise de Luís Marques Mendes no Jornal da Noite. Um espaço em que o comentador olha de forma atenta e crítica para os assuntos que marcam a semana em Portugal e no estrangeiro

bookmark
Share icon

All episodes

Best episodes

Top 10 Luís Marques Mendes Episodes

Goodpods has curated a list of the 10 best Luís Marques Mendes episodes, ranked by the number of listens and likes each episode have garnered from our listeners. If you are listening to Luís Marques Mendes for the first time, there's no better place to start than with one of these standout episodes. If you are a fan of the show, vote for your favorite Luís Marques Mendes episode by adding your comments to the episode page.

No seu espaço de opinião na SIC, Luís Marques Mendes analisa os ministros e ministras do Governo liderado por Luís Montenegro e acredita que "surpreendeu pela qualidade". "O Governo ou cria uma boa impressão nos primeiros três meses ou corre o risco de cair em novembro com o orçamento", defende. O comentador saúda a forma com o bloco central resolveu o impasse na eleição de Aguiar-Branco como novo Presidente da Assembleia da República e critica o Chega pela degradação do funcionamento do parlamento. Alerta ainda para a perceção errada que se está a criar à volta do excedente orçamental. O comentário foi emitido a 31 de março na SIC e SIC Notícias.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

bookmark
plus icon
share episode

No habitual comentário semanal, Luís Marques Mendes analisa o impacto da crise em França e na Alemanha, o possível início do julgamento de José Sócrates e os protestos dos bombeiros sapadores. O comentador acredita que "não está em causa a justiça das pretensões dos bombeiros", mas sim a manifestação ilegal e violenta que fizeram. "Isto não é nem aceitável nem tolerável. Quem se considera "soldado da paz" não pode agir desta forma", considera. Marques Mendes aborda ainda o centenário de Mário Soares e a reabertura de Notre Dame. O espaço de comentário foi emitido na SIC a 8 de dezembro.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

bookmark
plus icon
share episode

Esta semana, o Governo exonerou a mesa da Santa Casa da Misericórdia. Isto fez cair a provedora Ana Jorge. O comunicado foi emitido pelo Ministério do Trabalho, mas até agora nem a ministra Ana Mendes Godinho, nem o próprio Luís Montenegro, vieram apresentar explicações. Luís Marques Mendes olha para o caso com grande seriedade e está crente de que nos próximos tempos vai haver uma espécie de “teste do algodão à credibilidade da Ministra e da decisão”, pois “se escolher um político ligado ao PSD ou ao CDS, não se livra da acusação que isto é um saneamento político”. Quanto a outros casos reveladores da prestação do Governo, como o IRS ou a forma como lidou com a proposta das ex-SCUT, o comentador está convencido de que é preciso mostrar sinais “de coragem e capacidade de decisão”, algo que, a seu ver, não estará a fazer: “Duas decisões em trinta dias é pouco, é preciso mais”. Programa emitido a 5 de maio, para ouvir em podcast.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

bookmark
plus icon
share episode

"Tudo isto é um abalo como nunca se viu na credibilidade do Ministério Público." No seu comentário em podcast, Luís Marques Mendes resume o acórdão da Relação de Lisboa como uma derrota significativa do Ministério Público (MP), comprometendo a credibilidade da instituição, implicando o arquivamento "previsível" da investigação a António Costa, e abala a credibilidade do MP, gerando uma crise de confiança, levantando dúvidas sobre a idoneidade das suas ações futuras: "A partir de agora, em cada busca, cada detenção ou cada acusação que se faça, os portugueses vão sempre desconfiar se o MP está a abusar ou exagerar". Ao MP e à PGR, questiona se vão refletir sobre a situação e se esta não justificaria a demissão de Lucília Gago. Esta emissão do seu comentário é de 21 de abril, dia em que também entrevistou o antigo presidente António Ramalho Eanes.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

bookmark
plus icon
share episode

António Ramalho Eanes foi o convidado de Luís Marques Mendes e Clara de Sousa na emissão desta semana. Ouça aqui a entrevista ao general e antigo presidente da República. De acordo com Ramalho Eanes, faz sentido comemorar também o 25 de Novembro, mas sublinha: "Há uma data fundadora da democracia: o 25 de Abril. Houve, como toda a gente sabe, sobretudo os mais velhos, aquela perturbação terrível a que chamaram PREC e, houve, obviamente, ameaças significativas à intenção original do 25 de Abril, que era a intenção democrática. O 25 de Novembro reassumiu esse compromisso original". Ouça a emissão completa.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

bookmark
plus icon
share episode

Luís Marques Mendes critica as afirmações do secretário-geral do PSD ao Expresso sobre as eleições americanas, em que diz que tem “discordâncias profundíssimas com a forma de estar e de fazer política de Donald Trump”, mas não suficientes para ter a certeza de que votaria em Kamala Harris.

No seu habitual espaço de opinião na SIC, o comentador fala ainda do suplemento para os pensionistas, do Orçamento do Estado e da proposta do Chega para referendar a imigração. Oiça aqui em podcast

See omnystudio.com/listener for privacy information.

bookmark
plus icon
share episode

“É fundamental passar o Orçamento para a estabilidade do país", garante Luís Marques Mendes negando a possibilidade de se governar em duodécimos. Para isso, pede abertura ao novo Governo e um orçamento pouco provocativo. Sugere a Luís Montenegro deixar cair a descida do IRC, promessa eleitoral, do Orçamento e avançar com esse plano como lei própria. Ao Partido Socialista, pede "viabilizações", pois apesar de "a liderança da oposição ser do PS", esta deve ser "ao Governo e não ao país”. Em análise está ainda o futuro de Costa que, propões o comentador, pode não passar pela Europa mas pelo comentário político televisivo. Ouça Luís Marques Mendes em podcast, programa emitido na SIC Notícias a 7 de abril.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

bookmark
plus icon
share episode

Um comentário especial de Luís Marques Mendes num dia de crise política inesperada. O comentador da SIC considera que António Costa esteve bem na declaração de demissão que fez ao país e “sai com dignidade e com uma declaração muito correta, muito bem feita”. O primeiro-ministro "é bastante imprudente na escolha dos seus colaboradores. Escolher para braço-direito alguém que foi profundamente ligado a José Sócrates é politicamente uma imprudência e o primeiro-ministro pode estar a pagar essas imprudências", afirma Luís Marques Mendes. Marques Mendes acredita que as eleições serão, apenas, no próximo ano, “no fim de fevereiro ou início de março” e que os nomes candidatos a primeiro-ministro são Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

bookmark
plus icon
share episode

As palavras do líder do PSD Luís Montenegro a rejeitar qualquer apoio com o Chega tecem elogios por parte de Marques Mendes. Nas eleições na Madeira, “uma caixinha de surpresas”, a escolha do PAN em vez da IL para coligação é inesperada mas talvez seja a solução “mais fácil, barata e rápida”. Será que tem estabilidade para quatro anos? O aumento das pensões e a crise na habitação foram outros temas abordados neste comentário exibido no Jornal da Noite da SIC a 1 de outubro.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

bookmark
plus icon
share episode

É tempo de balanço. Luís Marques Mendes considera que a crise política que se seguiu à queda do Governo do Partido Socialista foi o grande facto político do ano: "Fez muito mais beneficiários do que vítimas. Agradou, em primeiro lugar, a Luís Montenegro, que ambicionava ser Primeiro-Ministro, agradou a Pedro Nuno Santos, que chegou a líder do PS, agradou a António Costa, que queria ser presidente do Concelho Europeu, agradou a Nuno Melo, que com a coligação voltou ao Parlamento, e finalmente André Ventura, que teve uma grande vitória, com 50 deputados". Oiça o programa em podcast

See omnystudio.com/listener for privacy information.

bookmark
plus icon
share episode

Show more best episodes

Toggle view more icon

FAQ

How many episodes does Luís Marques Mendes have?

Luís Marques Mendes currently has 192 episodes available.

What topics does Luís Marques Mendes cover?

The podcast is about News, News Commentary, Podcasts and Politics.

What is the most popular episode on Luís Marques Mendes?

The episode title 'Especial Eleições (V): “Luís Montenegro fez um ótimo discurso, com sentido de responsabilidade, compromisso e diálogo”' is the most popular.

What is the average episode length on Luís Marques Mendes?

The average episode length on Luís Marques Mendes is 30 minutes.

How often are episodes of Luís Marques Mendes released?

Episodes of Luís Marques Mendes are typically released every 6 days, 23 hours.

When was the first episode of Luís Marques Mendes?

The first episode of Luís Marques Mendes was released on Apr 25, 2021.

Show more FAQ

Toggle view more icon

Comments