Log in

goodpods headphones icon

To access all our features

Open the Goodpods app
Close icon
headphones
Folha Seca

Folha Seca

Pedro Nogueira

Podcast covering sports management.
bookmark
Share icon

All episodes

Best episodes

Seasons

Top 10 Folha Seca Episodes

Goodpods has curated a list of the 10 best Folha Seca episodes, ranked by the number of listens and likes each episode have garnered from our listeners. If you are listening to Folha Seca for the first time, there's no better place to start than with one of these standout episodes. If you are a fan of the show, vote for your favorite Folha Seca episode by adding your comments to the episode page.

El invitado del trigésimo quinto episodio es Paco González, director del área de big data del Real Valladolid Club de Fútbol. Al largo de la conversación, Paco habla sobre la importancia de que los macrodatos formen parte de la metodología de un club y no sean solo una herramienta, por qué conlleva un problema usar el big data con el objetivo de encontrar respuestas a los problemas que se enfrenta un club en vez de intentar prever padrones de rendimiento, el trabajo conjunto que hay que hacer para que los profesionales –como los entrenadores– ayuden a identificar dichos padrones, las ventajas que supone el análisis de datos de tracking en lugar del estudio de los datos de eventing, como es habitual, y la división del manejo de datos entre lo que ocurre dentro y fuera del campo (ticketing, retail, retorno de la inversión de los patrocinadores, etc.). Además de ello, Paco reflexiona sobre los retos del fútbol por ser un deporte “acíclico”, las ventajas de poner un chip en la pelota, el posible uso de big data en relación con los atributos mentales de los jugadores y el incumplimiento de RPD con el tratamiento de los datos en el fútbol. Entre otros temas.

- -

O convidado do trigésimo quinto episódio é Paco González, director da área de big data do Real Valladolid Club de Fútbol. Ao longo da conversa, Paco fala sobre a importância de que o big data faça parte da metodologia de um clube e não seja apenas uma ferramenta, porque será um problema o uso do big data na procura de respostas para os problemas que um clube enfrente, ao invés de se tentar prever padrões de rendimento, o trabalho conjunto que se tem de realizar para que os profissionais, como os treinadores, ajudem a identificar tais padrões, as vantagens de analisar dados de tracking em vez de examinar dados de eventing, como é hábito, e a divisão entre a gestão dos dados relativos ao que sucede dentro e fora do campo (neste caso, ticketing, retail, retorno do investimento dos patrocinadores, etc.). Para além disso, Paco reflecte sobre os desafios do futebol como desporto "acíclico", as vantagens de colocar um chip na bola, a possível utilização do big data em relação aos atributos mentais dos jogadores e o não-cumprimento do tratamento de dados no futebol, no âmbito do RGPD. Entre outros temas.

bookmark
plus icon
share episode

El invitado del trigésimo tercero episodio es Roberto Olabe, director de fútbol de la Real Sociedad. Al largo de la conversación, Roberto habla sobre la relevancia de la estabilización de proyectos, así como del relevo generacional, como base para el éxito, el peligro que representan las palabras ‘contexto’ y ‘generación’ en el proceso de desarrollo de talentos y la gestión de expectativas del entorno del joven futbolista, teniendo en cuenta la cultura de cada país. Entre otros temas, Roberto reflexiona aún acerca de los principios del éxito de un director deportivo y lo importante que es su capacidad para delegar tareas, las ventajas de tener especialistas en cada unidad de desarrollo de un club y la forma más efectiva de revertir el bloqueo psicológico de un equipo cuando está en una mala racha de resultados.

- -

O convidado do trigésimo terceiro episódio é Roberto Olabe, director de futebol da Real Sociedad. No decurso da conversa, Roberto fala acerca da importância da estabilização de projectos, assim como da renovação geracional, como base para o sucesso, do perigo que representam as palavras 'contexto' e 'geração', no âmbito do desenvolvimento de talento, e da gestão de expectativas do ambiente que rodeia o jovem futebolista, tendo em conta a cultura de cada país. Entre outros temas, Roberto reflecte ainda sobre os princípios do êxito de um director-desportivo e a importância da sua capacidade de delegar tarefas, as vantagens de ter especialistas em cada unidade de desenvolvimento de um clube e a forma mais eficaz de reverter o bloqueio anímico de uma equipa quando esta se encontra em má forma.

bookmark
plus icon
share episode

L’ospite del ventottesimo episodio è Nicolò Cavallo, fondatore di Noisefeed, piattaforma che raggruppa il più grande database al mondo di adetti ai lavori del calcio, dai punti di vista social e web. Nel corso della conversazione, Nicolò spiega com’è nata l’idea di fondare l’azienda (sulla base di una richiesta di un dirigente) e come viene fatto e fino a dove arriva il controllo dei calciatori, parla dell’importanza di conoscere le informazioni della piattaforma prima di prendere la decisione di acquistare un giocatore e, infine, riflette sui progressi del calcio negli ultimi anni, particolarmente in quello che riguarda l’utilizzo degli strumenti sports tech. Recentemente, la piattaforma ha incorporato lo storico degli infortuni dei calciatori: riguardo ai cinque principali campionati europei l’informazione è già completa e si prevede che nei prossimi mesi i campionati secundari europei, così come i principali campionati sudamericani, seguano l’esempio.

- -

O convidado do vigésimo oitavo episódio é Nicolò Cavallo, fundador da Noisefeed, plataforma que reúne a maior base de dados de profissionais de futebol, a nível mundial, nas perspectivas social e web. Durante a conversa, Nicolò explica como nasceu a ideia de fundar a empresa (tendo por base uma solicitação de um dirigente) e como acaba por ser feita e até onde chega o controlo dos futebolistas, fala sobre a importância de conhecer a informação presente na plataforma antes de se tomar a decisão de compra de um jogador e, finalmente, reflecte sobre a evolução do futebol nos últimos anos, particularmente no que respeita à utilização de ferramentas sports tech. Recentemente, a plataforma incorporou o histórico de lesões dos jogadores: relativamente às cinco principais ligas europeias a informação encontra-se já completa e espera-se que, nos próximos meses, os campeonatos europeus secundários, bem como os principais campeonatos sul-americanos, sigam o exemplo.

bookmark
plus icon
share episode

O convidado do vigésimo quarto episódio é André Zanotta, director-técnico do FC Dallas e ex-director-desportivo do Santos FC, SC Recife e Grêmio FBPA. Ao longo da conversa, André fala sobre a sua primeira experiência num clube, mais concretamente no Atlante FC, do México, inspira-se na transferência do Neymar, do Santos FC para o FC Barcelona, para reflectir acerca dos aspectos mais relevantes na persuasão de um atleta, além dos relacionados com a vertente financeira, procura explicar as razões do sucesso recente do Grêmio FBPA, explana alguns dos singulares regulamentos da MLS, nomeadamente no que respeita a contratação de jogadores, conta a maneira como, hoje, tenta persuadir um jovem jogador a transferir-se para a liga americana e, por outro lado, que pontos evita focar em tais conversações, por se tratarem de aspectos nos quais a MLS não é tão forte. Entre muitos outros temas.

bookmark
plus icon
share episode

O convidado do vigésimo primeiro episódio é Ricardo Moreira, director de futebol do Orlando City Soccer Club. Ao longo da conversa, Ricardo fala acerca da importância das limitações impostas pela MLS à capacidade de contratação dos seus clubes no âmbito da evolução do scout, aborda a relação que o departamento de scouting do Orlando City tem com o seu treinador, revela o modo como pretende que sejam realizados os relatórios de scouting e qual é o perfil de jogador procurado pelo Clube da Flórida, desvenda quais são, na sua opinião, os indicadores corporais mais relevantes, expõe a sua visão sobre o uso do big data no scouting,...entre outros temas analisados.

bookmark
plus icon
share episode

O convidado do sétimo episódio é Zeca, jogador e capitão do FC Copenhagen, que faz uma retrospectiva da sua carreira, relatando a importância do factor mental para o sucesso, descrevendo o seu estilo de liderança e confidenciando as dificuldades que passou após emigrar para a Grécia, assim como aproveitou isso para se concentrar ainda mais no treino. Para além disso, explica como decorreu o processo da sua naturalização e que diferenças existem entre Portugal, Grécia e Dinamarca a nível da organização dos seus clubes. Entre outros temas.

bookmark
plus icon
share episode

El invitado del cuadragésimo quinto episodio es Alberto Benito, jefe de scouting del Real Betis Balompié y ex secretario técnico del Cádiz, ex director deportivo del Almería y del Anorthosis y ex jefe de scouting del Hope Group, al que pertenecían el Granada, Parma, Tondela y Chongqing Lifan. A lo largo de la conversación, Alberto habla sobre lo importante que es la figura del entrenador y que haya feeling entre el entrenador y el Club, explica por qué prefiere dar continuidad y confianza al propio equipo en vez de fichar a un jugador o por qué prefiere las plantillas cortas, explica las razones por las que –en su opinión– existe bastante demagogia con respecto a la apuesta por la cantera, reflexiona sobre las áreas del desarrollo de los futbolistas dónde más puede influir un club, desvela las personas implicadas en la negociación de un jugador y elige los atributos más importantes de quienes ocupan el puesto de director deportivo, bien como las ventajas de haber sido jugador en el desempeño de ese cargo. Finalmente, entre muchos otros temas, Alberto desmitifica la expresión “hacer la cama al entrenador”, que se escucha a menudo con el objetivo de caracterizar el comportamiento de los jugadores. ///// O convidado do quadragésimo quinto episódio é Alberto Benito, chief scout do Real Betis Balompié e ex-secretário técnico do Cádiz, ex-director-desportivo do Almería e do Anorthosis e antigo chief scout do Hope Group, ao qual pertenciam o Granada, Parma, Tondela e Chongqing Lifan. Ao longo da conversa, Alberto fala sobre a importância da figura do treinador e de que exista um feeling entre o treinador e o Clube, explica porque prefere dar continuidade e confiança à própria equipa em vez de contratar um jogador ou porque prefere plantéis curtos, explica as razões pelas quais – na sua opinião – existe muita demagogia com respeito à aposta na formação, reflecte sobre as áreas de desenvolvimento dos futebolistas que mais pode um clube influenciar, revela os intervenientes na negociação de um jogador e identifica os atributos mais importantes de quem exerce o cargo de director-desportivo, assim como as vantagens de ter sido jogador no âmbito do desempenho desta posição. Finalmente, entre muitos outros tópicos, Alberto desmistifica a expressão “fazer a cama ao treinador”, que frequentemente se ouve, tendo como objectivo a caracterização do comportamento dos jogadores.

bookmark
plus icon
share episode

O convidado do sexagésimo oitavo episódio é Marcel Figer, co-fundador e CEO do Grupo Figer. Ao longo da conversa, Marcel fala sobre a importância de se colocar os interesses do jogador acima dos interesses financeiros da própria agência de representação de jogadores, o peso que a família dos jovens jogadores tem hoje sobre estes, a forma como o próprio Marcel gere a relação com os diferentes clientes (jogadores), o suporte que o agente pode oferecer aos jogadores na sua adaptação a um novo país, o impacto da abolição do TPO na reestruturação da actuação do Grupo Figer, o investimento no Londrina EC, o modo como a lei da SAF poderá afectar a actividade dos agentes e as principais diferenças do mundo do agenciamento actual comparativamente àquele dos primeiros tempos. Entre vários outros temas.

bookmark
plus icon
share episode

O convidado do 47o episódio é Bruno Pereira, ex-treinador do Al-Seeb Club e do Al-Nahda Club, de Omã, e do Al Mujazzal Club, da Arábia Saudita, além de ex-treinador adjunto do Al-Ittihad Club, igualmente da Arábia Saudita, e do Al Nasr Club, do Dubai, apenas para se mencionar as suas experiências internacionais. Ao longo da conversa, Bruno revela o que significa ser-se treinador de uma equipa numa idade tão baixa (já que teve a sua primeira experiência, a nível sénior, com apenas 27 anos), indica como se prepara para uma nova cultura, antes de se transferir para um país estrageiro, mostra como a baixa densidade populacional de Omã influencia o desenvolvimento de futebol do país e como se caracteriza o jogador de Omã, bem como da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos, abordando ainda o tipo de jogador da generalidade dos países do Médio Oriente. Para além disso, Bruno descreve a abertura dos clubes de Omã a jogadores estrangeiros, bem como a sua capacidade financeira, comparativamente aos clubes da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos, o tipo de futebol e sistema de jogo que se pode esperar encontrar nos três países, a relevância do trabalho táctico que realizou no Al-Seeb, particularmente, com especial incidência na transição defensiva e os motivos pelos quais o tradutor poderá ser um empecilho para um treinador estrangeiro. Entre muitos outros temas.

bookmark
plus icon
share episode

O convidado do 43o episódio é Rodolfo Landim, presidente do Clube de Regatas do Flamengo. Ao longo da conversa, Rodolfo fala sobre o modo como procura manter o equilíbrio emocional, a forma como o Flamengo busca estar ao corrente das melhores práticas, dá a sua opinião acerca da negociação colectiva dos direitos televisivos, aponta medidas para aumentar o consumo do futebol brasileiro no estrangeiro, oferece a sua visão sobre a melhor forma de construir uma equipa que compita com as equipas de topo da Europa, explica de que forma se alterou no Clube a selecção e contratação de jogadores, assim como o processo e a estrutura de aproveitamento da base (i.e. futebol jovem), demonstra a relevância da comunhão entre treinador e presidente, revela qual é a sua relação com a imprensa, fala sobre os motivos para que o número de sócios não seja mais elevado, aborda a possibilidade de, no futuro, o Flamengo se transformar num clube-empresa e explica por que razão decidiu recandidatar-se à presidência do Flamengo, apesar de ter afirmado, durante as eleições de 2018, que cumpriria apenas um mandato (de 3 anos). Entre muitos outros temas.

bookmark
plus icon
share episode

Show more best episodes

Toggle view more icon

FAQ

How many episodes does Folha Seca have?

Folha Seca currently has 78 episodes available.

What topics does Folha Seca cover?

The podcast is about Podcasts, Sports and Soccer.

What is the most popular episode on Folha Seca?

The episode title 'Folha Seca #70 – Filipe Oliveira, chief scout do FC Famalicão' is the most popular.

What is the average episode length on Folha Seca?

The average episode length on Folha Seca is 95 minutes.

How often are episodes of Folha Seca released?

Episodes of Folha Seca are typically released every 10 days, 1 hour.

When was the first episode of Folha Seca?

The first episode of Folha Seca was released on Apr 27, 2020.

Show more FAQ

Toggle view more icon

Comments