Canal Café Brasil
Luciano Pires & Café Brasil Editorial Ltda
1 Creator
1 Creator
2 Listeners
All episodes
Best episodes
Top 10 Canal Café Brasil Episodes
Goodpods has curated a list of the 10 best Canal Café Brasil episodes, ranked by the number of listens and likes each episode have garnered from our listeners. If you are listening to Canal Café Brasil for the first time, there's no better place to start than with one of these standout episodes. If you are a fan of the show, vote for your favorite Canal Café Brasil episode by adding your comments to the episode page.
Cafezinho 502 – Prenda o elefante!
Canal Café Brasil
06/27/22 • 10 min
No Cafezinho anterior falei do trabalho de Jonathan Haidt, e da imagem do pequeno ginete que controla o poderoso. Assista ouça lá. Haidt cinco tipos de fundamentos morais para pessoas, que elege a política moral, que define cinco tipos de fundamentos morais para pessoas. Veja em qual você se encaixa:
Moralizador 1: Danos. Sobre se a pessoa fornece ou alivia danos. Favorece virtudes como bondade, gentileza e preconceito, e desaprova vícios como crueldade e agressão.
Moralizador 2: Justiça. Sobre justiça e reciprocidade. Sobre agir com justiça em relação nas trocas e outras recíprocas. Prefira o altruísmo ea cooperação e desaprova a ganância e a ingratidão.
Moralizador 3: Grupo. Sobre fidelidade ao grupo. Sobre se sacrificar ou não por outros membros do grupo. Fidelidade e patriotismo como virtudes e deslealdade e divergência como diferenças.
Moralizador 4: Autoridade. Sobre autoridade e respeito. Sobre o respeito às estruturas organizacionais, às instituições e seus líderes. Vê o respeito, o direito a ser feito como virtudes e considera subordinação como vícios.
Moralizador 5: Pureza. Sobre pureza e santidade. Sobre práticas do corpo que causam repugnância e doenças físicas e práticas, como a religiosidade que ajudam a proteger uma alma. Vê a castidade, piedade e espiritualidade como virtudes e gula, inveja e ira como vícios.
Bem, a Texas Tech University tem uma página na qual você pode fazer seu teste para saber em qual desses cinco tipos de moralizadores você se submete. Está em inglês e vou colocar o link na descrição deste episódio.
https://www.idrlabs.com/morality/6/test.php
Conforme os testes que Haidt fez com seus estudantes Justiça, a turma progressista, da esquerda, está mais ligado aos moralizadores Dano que Autoridade ou Pureza. Já os mais à direita, dam mais importância aos moralizadores Grupo e do que a Dano e Autoridade.
Tá bem feito com estudantes, a garotada cheia de estudantes como o mundo e disposto a mudar o que não seja porrada, e não com senhores eu.
E descobri que me basear nos moralizadores de Haidt, sou de esquerda.
Vou ter de prender meu elefante.
Esta reflexão continua no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=2s0bkBykdLo
Gostou? De onde veio este, tem muito, mas muito mais. Torne-se um assinante do Café Brasil e nos ajude a continuar produzindo conteúdo gratuito que auxilia milhares de pessoas a seu processo de determinação e tomada de decisão. Acesse http://mundocafebrasil.com
See omnystudio.com/listener for privacy information.
1 Listener
Cafe Brasil 786 - O Cuzao
Canal Café Brasil
09/08/21 • 27 min
Cara, como é complicada a vida de podcaster, bicho! A gente se mata produzindo conteúdo, não tem paz, não tem vida fácil, faz tudo com carinho, pesquisa coisas novas, não abre mão da qualidade do conteúdo, perde noites de sono imaginando como fazer para que podcasts sejam um modelo de negócios mantendo a dignidade e seguindo ao pé da letra nossos princípios. E constrói uma obra da qual dá pra se orgulhar, viu? Mas não dá pra agradar todo mundo.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
1 Listener
349 – O Podbook
Canal Café Brasil
05/07/13 • 46 min
Conheça um jeito diferente de ouvir um livro. É quase um áudio livro. É quase um podcast. É o podbook.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Café Brasi 865 - Uma pitada de estoicismo
Canal Café Brasil
03/15/23 • 32 min
Neste mundo enlouquecido, como é possível viver uma "boa vida"? Como fazer o melhor dentro das nossas possibilidades, ao mesmo tempo aceitando que muito está fora do nosso controle? Essas são questões centrais de uma linha filosófica chamada estoicismo, criada há mais de 2 mil anos e que ainda ajuda a gente a encarar as dificuldades da vida contemporânea.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
184 – Como consertar o Brasil
Canal Café Brasil
03/12/10 • 25 min
O programa da semana é metido até no título: será que dá pra consertar o Brasil? Partimos de um texto de Paulo Zappi para refletir sobre algumas atitudes que precisam ser tomadas ou no mínimo seriamente discutidas e que podem trazer benefícios para o país. Você pode concordar ou discordar das propostas. Só não pode ignorá-las. Na trilha sonora, sabe quem? Yamandu Costa com Dominguinhos, Cláudio Nucci, A Cor do Som, Bule Bule com Téo Azevedo, Antonio Adolfo e Choros, Chorinhos e Chorões. Apresentação de Luciano Pires.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Café Brasil 813 - No creo en brujas
Canal Café Brasil
03/16/22 • 25 min
Sempre observei as redes sociais em busca de padrões que me fizessem compreender as escolhas que as pessoas fazem. E tem sido fascinante. Uma das perguntas mais insistentes é por que tanta gente acredita em narrativas estúpidas e evidentemente mentirosas. É nessa praia que vamos navegar hoje.
Cafezinho 211 – O crítico e o criativo
Canal Café Brasil
09/13/19 • 2 min
Cara, esse clima de desalento, mau humor, visão crítica e decepção que anda tomando conta de meus...dos nossos pensamentos me incomoda. Em 2005 tomei a decisão de não mergulhar na “onda”, não escrever sobre aquilo que todo mundo escreve, não fazer parte da massa barulhenta que faz... Barulho. Existe gente mais competente pra reclamar e a reclamação resolve muito pouco. Preferi navegar por outros mares, provocando nas pessoas reflexões sobre suas atitudes diante do mundo.
Mas ficou difícil, viu?
Percebo que ao soltar a imaginação, invariavelmente sou jogado sobre a “lulificação” do Brasil em todas as suas vertentes, dos absurdos falados em rede de tevê à incompetência crônica dos administradores, passando pela conspiração pelo poder e pela sensação de ser tratado como um idiota. E não me refiro só à política. A mediocrização é generalizada. A questão é como reagiremos a ela.
Temos duas opções de encarar a vida. Podemos fazê-lo de forma crítica. Discutimos, analisamos e usamos a lógica para manifestar nossas opiniões e tomar decisões. E isso é importante. A postura crítica tem como pressuposto a negação. Negamos, contestamos, destruímos para depois reconstruir conforme nossos valores. É assim que permanecemos vivos.
Mas existe uma outra possibilidade, um outro olhar. O olhar criativo, quando exploramos, desenhamos e percebemos as coisas. O olhar que tem como pressuposto a inspiração.
Negação e inspiração, dá pra perceber a diferença? Está em nossas mãos equilibrar os dois olhares, sendo mais críticos ou mais criativos. E o que tenho experimentado é o lento desaparecimento do olhar criativo.
Basta uma olhada nos jornais televisivos diários para perceber o inferno no qual estamos vivendo. E quando não é a tragédia na casa do vizinho, é o ônibus repleto de crianças que caiu no rio lá na Índia. E haja inspiração para escapar desse Tsunami de críticas, não é?
Pois senti que estou me afundando nele. E que isso não vai me levar a lugar algum. Ou melhor, vai sim: ao leito de um hospital, com pressão alta e veias entupidas. Eu não quero isso.
Por isso estou assumindo um compromisso com meus leitores, de desequilibrar a balança dos olhares para o lado criativo.
É uma questão de sobrevivência.
Este texto eu escrevi em 2007...
Este cafezinho chega a você com apoio do Cafebrasilpremium.com.br, um MLA – Master Life Administration, que ajuda a refinar sua capacidade de julgamento e tomada de decisão. www.cafebrasilpremium.com.br
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Cafezinho 517 – É melhor aceitar a desordem
Canal Café Brasil
08/19/22 • 6 min
Para baixar gratuitamente o Podsumário Antifrágil: canalcafebrasil.com.br/antifragil
No livro Antifrágil, o autor Nassim Nicholas Taleb diz que é melhor aceitar – e até dar boas-vindas – uma certa quantidade de desordem, aleatoriedade e riscos em nossas vidas e sistemas e nos prepararmos para tirar vantagens delas, do que tentar erradicar essas fontes de estresse.
E a cabeça explode quando Taleb afirma que é possível lucrar com o imprevisto. Basta reconhecer quais sistemas são frágeis, com tendência ao colapso, quais são antifrágeis, capazes de crescer com a força dos adversários. Sair da frente dos frágeis e se juntar aos antifrágeis, tornando-se você antifrágil também... esse é o segredo. Isso se aplica não apenas aos grandes sistemas econômicos, mas a nossos próprios corpos e mentes.
Taleb parece ter a mesma visão que eu: as pessoas apreendem melhor os conteúdos quando eles nos são apresentados do mesmo modo como a vida é. Eu tenho uma ideia do que acontecerá quando eu sair à rua para caminhar até minha casa, mas não imagino o que exatamente acontecerá. Meu celular pode tocar, um motoqueiro pode passar com barulho, um cachorro pode fazer cocô e o dono não recolher, um vizinho pode parar para conversar, pode começar a chover, eu posso esquecer a chave ou um documento, pode faltar luz... Tudo pode acontecer e é assim que a vida é. É isso que sempre me orientou no Café Brasil: eu sei onde quero chegar, mas não sei o que acontecerá no caminho. Qual o tema do próximo podcast? Não sei? Não faço ideia. Algo surgirá, como surge em nossas vidas... e no final se conectará com um todo.
Por que é assim? Porque existe um propósito. Porque minhas buscas não são aleatórias, mas estão orientadas pelo desejo de ajudar as pessoas a ampliar seus repertórios e assim melhorar a capacidade de discernimento, julgamento e tomada de decisão.
No fim, tudo que parece um caos, está orientado para um mesmo objetivo.
Vou continuar a reflexão neste vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=-5B7xhjH-fA
Gostou? De onde veio este, tem muito, mas muito mais. Torne-se um assinante do Café Brasil e nos ajude a continuar produzindo conteúdo gratuito que auxilia milhares de pessoas a refinar seu processo de julgamento e tomada de decisão. Acesse http://mundocafebrasil.com
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Café Com Leite 017 - Mais cinco valores
Canal Café Brasil
09/20/22 • 11 min
Nesta edição, Bárbara e Babica discorrem sobre outros cinco valores fundamentais para a vida em harmonia na sociedade cooperação, respeito, igualdade, justiça e coragem.
Essa lista é importante para a gente entender cada vez mais sobre moral e ética!
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Cafezinho 620 - Educação, quem se importa?
Canal Café Brasil
04/20/24 • 13 min
Assine o Café Brasil em https://canalcafebrasil.com.br
Não podemos nos acostumar com o errado, com o meio-bom, com o meio-certo, com o meio-justo. Quando fazemos isso, normalizamos o errado, o torto, o feio. Alguém tem de fazer alguma coisa, nós estamos fazendo.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Show more best episodes
Show more best episodes
FAQ
How many episodes does Canal Café Brasil have?
Canal Café Brasil currently has 2155 episodes available.
What topics does Canal Café Brasil cover?
The podcast is about Society & Culture, Documentary and Podcasts.
What is the most popular episode on Canal Café Brasil?
The episode title 'Cafe Brasil 786 - O Cuzao' is the most popular.
What is the average episode length on Canal Café Brasil?
The average episode length on Canal Café Brasil is 33 minutes.
How often are episodes of Canal Café Brasil released?
Episodes of Canal Café Brasil are typically released every 2 days, 3 hours.
When was the first episode of Canal Café Brasil?
The first episode of Canal Café Brasil was released on Sep 5, 2006.
Show more FAQ
Show more FAQ