Olhares
Aline Hack | Caleidoscópio Digital
All episodes
Best episodes
Seasons
Top 10 Olhares Episodes
Goodpods has curated a list of the 10 best Olhares episodes, ranked by the number of listens and likes each episode have garnered from our listeners. If you are listening to Olhares for the first time, there's no better place to start than with one of these standout episodes. If you are a fan of the show, vote for your favorite Olhares episode by adding your comments to the episode page.
02/01/18 • 22 min
2018 começou intenso. Janeiro foi marcado por tantos acontecimentos e polêmicas que foi difícil destacar somente cinco notícias para comentar aqui no Olhares. Tivemos manifestações no Globo de Ouro contra o assédio e o Fórum Econômico Mundial presidido por mulheres pela primeira vez em 48 anos. No Brasil, enquanto o ministro da Educação homologava o uso do nome social nas escolas, uma antiga reivindicação dos grupos LGBTQ, um MC lançava um funk com apologia ao estupro. Entre avanços e retrocessos, foi um mês bastante fértil para discussões.
Links citados no episódio
- Apologia ao Estupro
- Mudanças de Paradigma - Citigroup e Fórum Econômico Mundial
- Nome social nas escolas
- Fraldários inclusivos
- Publicidade de Bebidas Alcoólicas
- Primeira brasileira negra diplomata
- Globo de Ouro - Discurso da Oprah, VRÁ da Natalie Portman
- Participação no Conexão Feminista
Indicação do Mês #mulherespodcasters: Programa Ponto G
04/16/18 • 75 min
Nesse episódio procuramos trazer para nossos ouvintes um pouco da realidade das mulheres indígenas brasileiras, quais suas principais pautas. Ter hoje uma candidata indígena à vice-presidência significa muito para esse movimento social, especialmente para as mulheres.
Falar de mulheres indígenas é dizer que há feminismo indígena? Essa foi a nossa principal dúvida, e você pode aprender um pouco mais sobre essa realidade aqui também.
Nossas Convidadas:
Braulina Aurora Baniwa da aldeia Baniwa, situada na fronteira do Brasil com a Colômbia e Venezuela, àno Alto Rio Negro/Guainía, estudante de antropologia na Universidade de Brasília e presidenta da Associação de Estudantes Indígenas da UnB.
Valéria Paye da aldeia Kaxuyana, situada na região Tucumaque, no Pará, na fronteira entre Brasil e Suriname, Bacharel em sociologia pela Universidade de Brasília.
Caleidoscópio
· Artigo da Livia Gimenes
· Livro Mulheres Indígenas
· Video #MenosPreconceitoMaisÍndio
· Video Voz das Mulheres Indigenas
Saiba mais sobre o Olhares em: olharespodcast.com.br
Música utilizada na abertura do Episódio:
I dunno by grapes (c) copyright 2008 Licensed under a Creative Commons Attribution (3.0) license.
http://dig.ccmixter.org/files/grapes/16626 Ft: J Lang, Morusque
03/05/20 • 79 min
A última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do IBGE de 2019 demonstrou que apenas 20% dos profissionais que atuam no mercado de TI são mulheres. E a raiz do problema não está atrelada ao grau de educação, pois as mulheres de TI têm mais diplomas e capacitações do que o homens do setor no Brasil, e ainda assim, ganham 34% menos do que eles. Neste episódio falamos da necessidade de se falar sobre gênero dentro dos espaços tecnológicos e como o feminismo pode se apropriar dessas ferramentas para construir mais igualdade e enfrentar violências.
Nossas ConvidadasCristina Castro - Embaixadora do Women Empowerment (WeAmericas), embaixadora do WEDO Brazil.
Dani Estevam - Empreendedora, representante da PyLadies.
Caleidoscópio- Site e Instagram da Gloria
- Cris Castro no Twitter e Instagram
- Journal Brasil MIT
- As bruxas da noite
- Livro Misbehaving
- Documentário Privacidade Hackeada
- Documentário Safe cities for women
- Pyladiesdf no Instagram
- Dani Estevam no Instagram
- Empodera Donnas no Instagram
- Florin Empreendedorismo no Instagram
Alice dos Santos Silva, Aristoteles Homero dos Santos Cardona Junior, Barbara Miranda, Beatriz Sabô, Carolina da Silva Herrera, Denise Cortês Dantas, Diego Lemos de Resende, Elisa Costa Cruz, Fabris Martins, Geovane Monteiro Pedrosa, Giulia Losnak, Gleyce Marcia Prazeres, Izabel Lima, Jean Carlos Oliveira Santos, Julia Yoshino, Ligia Lila, Marcia Costa, Paloma Silva Galvão, Rafael Cavalcanti, Renata de França Lima, Rodrigo Candido Azevedo e Tássia Gimenes.
Apoie o Olhares em: padrim.com.br/olhares Saiba mais sobre o Olhares em: olharespodcast.com.brMúsica utilizada na abertura do Episódio: I dunno by grapes (c) copyright 2008 Licensed under a Creative Commons Attribution (3.0) license. Ft: J Lang, Morusque
09/28/22 • 63 min
Hoje, 28 de setembro, é Dia Latino-Americano e Caribenho de Luta pela Descriminalização do Aborto.
Às vésperas das eleições, vamos conversar sobre a importância da Justiça Reprodutiva para a sociedade e para o futuro. A convite do @nempresanemmorta, neste episódio discutimos sobre a importância da pauta do #futurodocuidado nas eleições. Neste domingo, você tem a oportunidade de contribuir para um Brasil melhor, e se eleita a sua escolha, você tem o dever de cobrar.
A Justiça Reprodutiva envolve muitos direitos sobre as mulheres. Não é só sobre direitos sexuais e reprodutivos, mas uma série de demandas que envolvem nossas vidas, do nascer ao morrer. Venha conhecer mais sobre os eixos da Justiça Reprodutiva, a importância dos movimentos sociais para a discussão do direito ao aborto seguro e a discriminalização e quais estratégias feministas precisamos alinhar em uma grande esperança feminista.
Nossas ConvidadasAna Dirino é filha da Vera e neta da Dona Felicidade, moradora de Aparecida de Goiânia. Membra do grupo de estudos Tuíra Kayapó, mestranda em Direitos Humanos, estagiária na 12° Defensoria Pública Especializada Criminal da Capital, e pesquisadora sobre o aborto no legislativo Brasileiro e Argentino.
Simony dos Anjos é mãe do Bernardo e da Nina, Cientista Social (Unifesp), Mestre em Educação (USP) e doutoranda em Antropologia (USP). É integrante da Rede de Mulheres Negras Evangélicas, da Marcha de Mulheres Negras de São Paulo e do Movimento Social de Mulheres do Brasil. Tem atuado em defesa do Estado Laico e pela Igualdade de Gênero e Raça nas Igrejas Evangélicas.
Caleidoscópio e links citados no episódio- Documentário sobre Alexya Salvador;
- Documentário Eu vou Contar;
- Documentário Que Sea Ley;
- Documentário Roe vs. Wade;
- Filme Crime do Padre Amaro;
- Podcast Malamanhadas - Série Justiça Reprodutiva;
- Podcast Nem Presa Nem Morta;
- Cartilha Catarinas;
- Rede Mulheres Evangélicas;
- Rede Frente Nacional;
- Site Futuro Do Cuidado.org.
Apoie o Olhares em: padrim.com.br/olhares
Mais conteúdo feminista em: olharespodcast.com.br
10/18/17 • 71 min
Nós vivemos em uma sociedade que normatiza a sexualidade. A figura do "armário" é um conceito violento feito por uma estrutura heterossexista. A homossexualidade e a bissexualidade devem deixar de ser vistas como tabus em nossa sociedade. Devemos aprender que é possível compreender a sexualidade em diversos parâmetros, saindo da feitichização e abrindo novos olhares para os verdadeiros problemas das mulheres lésbicas e bissexuais.
Essas mulheres têm cotidiano, ocupam espaços e sofrem preconceitos diariamente, até mesmo dentro do próprio movimento LGBT.
Nesse episódio falamos um pouco sobre sexualidade e afetividade com muita sensibilidade, além de discutir e diferenciar um pouco esses tópicos da identidade de gênero.
**Esse episódio dá continuidade à discussão iniciada no Episódio #03 do Olhares Podcast
Convidadas
Mariana Mota, Maria Léo Araruna e Taysa Barros
Caleidoscópio
Livro: Periférica - Kika Senna
Livro: Nós trans, escrevivências de resistência
Texto: Pensamento hétero - Monique Wittig
Poeta: Raissa Eris Grimm
Desenho: Steven Universe
Livro: A cor púrpura - Alice Walker
Página da Corpolítica no Facebook
Página da Ultra no Facebook
Grupo de estudos da Unb
Site da Rede Nacional de Adolescentes LGBT e Página no Facebook
Filme: O jogo da imitação
Playlist do Youtube sobre Visibilidade Lésbica
Música utilizada na abertura do Episódio: I dunno by grapes (c) copyright 2008 Licensed under a Creative Commons Attribution (3.0) license. Ft: J Lang, Morusque
Saiba mais sobre nós em http://olharespodcast.com.br
02/21/19 • 62 min
Pensar em ginecologia autônoma é abrir nossas mentes sobre “nossas corpas", porque tudo está relacionado ao que somos e fazemos parte. O Olhares convida você para este compartilhamento de saberes, necessário especialmente para pessoas com vulva e útero, além de provocar a necessidade de repensar o movimento político sexual, recuperar o autoconhecimento dos nossos corpos, pela necessidade de estar em equilíbrio consigo e com tudo ao redor.
Nossas convidadasBeatriz Sabô - Graduada em Ciência Política, mestranda em Bioética pela Universidade de Brasília com os Direitos Sexuais e Reprodutivos da população jovem como tema de pesquisa. Feminista, vegana e apaixonada pela Ginecologia autônoma e natural como forma de empoderamento.
Juliana Floriano - Graduada em Antropologia, doutoranda em Bioética, aprendiz parteira, raizeira.
Caleidoscópio e links citados no episódio- Vulva Política - Site e Instagram
- Filme MIAU
- Instagram - Thais Memo
- Flor Caliandra no Facebook e Instagram
- Vulva Gallery no Instagram
- Justiça Reprodutiva no Pistolando e Justiça Reprodutiva no O Podcast é Delas
- Série: Sex Education da Netflix
- Livro: Angela Davis - Mulher Raça e Classe e Jurema Werneck - O Livro da Saúde das Mulheres Negras
- Manual de Ginecologia Natural - Pabla San Martín
- Projeto Ginecosofia
Música utilizada na abertura do Episódio: I dunno by grapes (c) copyright 2008 Licensed under a Creative Commons Attribution (3.0) license. Ft: J Lang, Morusque
Saiba mais sobre o Olhares em: olharespodcast.com.br
Ep #055 Me farei ouvir
Olhares
02/20/20 • 62 min
Um projeto para promover o debate sobre a grande dificuldade em se alcançar uma democracia mais saudável. Tudo se traduz na dificuldade de elegermos mulheres no Brasil. Apesar de representarem mais de 50% da população e, mesmo estando na cota de 30% entre os candidatos, nunca ultrapassaram a barreira de 15% dentro do Legislativo. Neste episódio falaremos da audácia de capacitar mulheres, documentar o congresso nacional e denunciar estes números que comprovam a sub-representação das mulheres nos cargos do Poder Executivo. Conheçam o Me Farei Ouvir.
Nossas ConvidadasDandara Lima - Jornalista, profissional de marketing e uma das idealizadoras do projeto Me Farei Ouvir.
Ilka Teodoro, advogada, militante feminista, ex-candidata a Deputada Distrital em 2018 e atualmente Administradora da Região Administrativa do Plano Piloto (Brasília/DF)
Caleidoscópio- Site do projeto Me Farei Ouvir
- Ilka Teodoro no Instagram e Facebook
- Elas pedem vista no Instagram
- Elas no poder no Instagram
- Financiamento do Elas no Poder
- Filme As Sufragistas
- Livro Flavia Biroli - Gênero e Desigualdades
- Estúdio Pavio Criativo
- Estúdio Cajuína
- Livro Lelia Gonzales Retratos do Brasil Negro
- Raquel Marques no Facebook
- Por questões de direitos autorais, vai aqui o pedido de música da Ilka Clipe Oficial Mangueira 2019
Alice dos Santos Silva, Aristoteles Homero dos Santos Cardona Junior, Barbara Miranda, Beatriz Sabô, Carolina da Silva Herrera, Denise Cortês Dantas, Diego Lemos de Resende, Elisa Costa Cruz, Fabris Martins, Geovane Monteiro Pedrosa, Giulia Losnak, Gleyce Marcia Prazeres, Izabel Lima, Jean Carlos Oliveira Santos, Julia Yoshino, Marcia Costa, Paloma Silva Galvão, Rafael Cavalcanti, Renata de França Lima, Rodrigo Candido Azevedo e Tássia Gimenes.
Apoie o Olhares em padrim.com.br/olharesSaiba mais sobre o nosso projeto em olharespodcast.com.br
Música utilizada na abertura do Episódio: I dunno by grapes (c) copyright 2008 Licensed under a Creative Commons Attribution (3.0) license. Ft: J Lang, Morusque
08/20/20 • 42 min
Backlash, um termo que já ouvimos muito aqui no Olhares, mas nunca fomos muito a fundo nesse termo. Você sabe o que significa esse tempo? Como ele se manifesta?
Dentro da vida de toda mulher existe um momento de backlash e quanto mais ela se emancipa, mais situações de reação vão de frente às suas conquistas e posição no mundo.
Confira mais neste episódio.
Nossa ConvidadaMaíra Kubik Mano – É jornalista, doutora em Ciências Sociais e professora do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da UFBA. É pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM/UFBA).
PARCERIA COM A TM StorePara toda camiseta comprada na coleção FEMINIST, parte do lucro da coleção será doado para a ONG Casa Flores, que se dedica à ressocialização de mulheres que passaram por experiência de cárcere.
Acesse TM Store. Ouvintes do olhares tem desconto de 15% usando o cupom OLHARES15
Caleidoscópio e links citados no episódio- Siga a Maíra Kubik no Twitter
- Documentário Gênero sob Ataque
- Livro Backlash Susan Faludi (pdf)
- Livro Feminismos em Rede
- Estudo sobre Backlash feito pelo Parlamento Europeu
- Episódio do Olhares Podcast sobre Mulheres e Partidos Políticos
Andreia Chulvis, Aristoteles Cardona, Barbara Miranda, Beatriz Sabô, Carolina Pontes, Diego Lemos, Elisa Cruz, Fabris Martins, Gabriela Moreira, Geovane Monteiro, Giulia Losnak, Gleyce Marcia, Izabel Lima, Jean Carlos, Josianne Sperançolo, Julia Machado, Julia Yoshino, Juliana dos Santos, Ligia Lila, Luciana Takara, Luizy da Silva, Marcela Cintra, Marcia Costa, Marcio Vasques, Paty Morimoto, Paula Duarte, Rafael Cavalcanti, Rodrigo Azevedo e Tássia Gimenes.
Para mais conteúdo do Olhares acesse: olharespodcast.com.br
Apoie o Olhares em: padrim.com.br/olhares
Música utilizada na abertura do Episódio: I dunno by grapes (c) copyright 2008 Licensed under a Creative Commons Attribution (3.0) license. Ft: J Lang, Morusque
Olhares #034 Ecofeminismo
Olhares
04/04/19 • 56 min
O ecofeminismo é uma vertente do feminismo que tem ganhado mais força nos últimos anos. Falar de movimentos de mulheres aliadas aos movimentos ambientais leva a crer que a luta feminista não se restringe apenas à defesa de mulheres, mas também de fêmeas não humanas, e direciona o protagonismo dessas lutadoras em todos os movimentos para descrever o quanto nossas necessidades estão interligadas, e o quanto a opressão de gênero está presente em diversas camadas que muitas vezes deixamos passar aos nossos olhos. A necessidade de discutir questões ambientais não se restringe às matas e florestas, mas às águas, à política sexual da carne, à defesa de povos tradicionais que tem nas mulheres todo um histórico de resgate e proteção.
Venha conhecer um pouco mais sobre o ecofeminismo e como ele pode mudar os seus olhares sobre a nossa subsistência no planeta.
Barbara Miranda - Feminista Vegana, Comunicadora e Co-produtora do Outras Mamas Podcast
Aline Sette - Feminista Vegana abolicionista
Caleidoscópio e links citados no episódio- Episódio Olhares - Mulheres quilombolas
- Outra Mamas Podcast Site e Instagram
- Instagram Aline
- Canal Youtube Tese Onze (Sabrina Fernandes)
- Instagram da Juliana Gomes: Saudável - comida para todos https://www.instagram.com/comidasaudavelpratodos/
- Site Slavery Footprint
- Site CSA Brasil
- Matéria no site Nexo sobre os agrotóxicos
- Livro - Política Sexual da Carne
- Livro - Bem Viver - Alberto Acosta
- Livro - Ecofeminismo - Daniela Rosendo
- Livro - Mulheres Raça e Classe - Angela Davis
- Documentário - Ser tão velho cerrado - Netflix
Ajude o Olhares a crescer, clique aqui e seja um(a) apoiador(a)!
Música utilizada na abertura do Episódio: I dunno by grapes (c) copyright 2008 Licensed under a Creative Commons Attribution (3.0) license. Ft: J Lang, Morusque
Show more best episodes
Show more best episodes
FAQ
How many episodes does Olhares have?
Olhares currently has 124 episodes available.
What topics does Olhares cover?
The podcast is about Society & Culture, Podcasts, Social Sciences and Science.
What is the most popular episode on Olhares?
The episode title 'Olhares #067 Mulheres em situação de rua' is the most popular.
What is the average episode length on Olhares?
The average episode length on Olhares is 57 minutes.
How often are episodes of Olhares released?
Episodes of Olhares are typically released every 14 days.
When was the first episode of Olhares?
The first episode of Olhares was released on Mar 8, 2017.
Show more FAQ
Show more FAQ